Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 06/04/2020
Divulgação do resultado da avaliação: 08/06/2020




Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

  • O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Todos os resumos serão enviados para apresentação em pôster.  Os 48 melhores trabalhos escolhidos pela comissão científica serão selecionados para apresentação oral. Os 10 melhores trabalhos receberão certificados de menção honrosa. Haverá premiação para o melhor trabalho científico, melhor trabalho de acadêmico, de médico residente e jovem pesquisador (até cinco anos após término da residência)

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



Temas

» Cefaleia
» Distúrbio Vestibulares e do Equilíbrio
» Doença Cerebrovascular, Neurologia Intervencionista e Terapia Intensiva em Neurologia
» Doenças do Neurônio Motor – Esclerose Lateral Amiotrófica
» Doenças Neuromusculares
» Dor
» Epilepsia
» História da neurologia
» Líquido cefalorraquiano
» Neuroepidemiologia
» Neurofisiologia Clínica
» Neurogenética
» Neuroimunologia
» Neuroinfecção
» Neurologia Cognitiva E Do Envelhecimento
» Neurologia Infantil
» Neurooncologia
» Neuropatias Periféricas
» Neurorreabilitação
» Neurossonologia
» Sono
» Transtornos do Movimento
» Traumatismo cranioencefálico


Informações importantes

• O resumo deve ser enviado em inglês e é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo. A apresentação de slides/banner deve estar escrita no idioma inglês, mas a apresentação oral poderá ser feita em português.

• O prazo para submissão dos resumos é: 06/04/2020 

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição.

• Serão aceitos até 04 trabalhos por inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores;

• Poderão ser incluídos até 10 autores para cada resumo. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 08/06/2020.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 18/06/2020. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.

• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

  • A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres físicos ou digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.


Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

Os resumos de Pôster - Relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• As instruções se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.



Desafios em Neurologia - Casos Clínicos

Os “Desafios em Neurologia – Casos Clínicos” do XXIX Congresso Brasileiro de Neurologia têm como objetivo estimular os residentes e pós-graduandos na área de Neurologia a desenvolver suas habilidades de apresentação oral e levar casos incomuns para discussão.

São regras para envio dos trabalhos:

•             Os apresentadores deverão estar obrigatoriamente inscritos no evento para envio do caso clínico. Trabalhos sem a inscrição correspondente não serão considerados.

•             Os trabalhos enviados para pôsteres não poderão ser apresentados nas discussões orais dos Desafios em Neurologia; porém, a comissão julgadora poderá sugerir previamente aos apresentadores a inclusão de trabalhos submetidos como pôster para a sessão de casos clínicos.

•             Os habilitados a encaminhar os trabalhos, devem ser residentes na área de Neurologia ou ex-residentes com no máximo 3 (três) anos de término do programa de residência médica. O número máximo de autores por trabalho é de 5 (cinco).

•             Os casos serão encaminhados previamente para a Comissão Julgadora, que os analisará. Os casos mais interessantes e educativos serão selecionados para a apresentação oral. Cada apresentação terá duração de 15 (quinze) minutos, divididas nas seguintes etapas:

o             5 (cinco) minutos para o apresentador expor o caso;

o             5 (cinco) minutos para discussão da plateia;

o             5 (cinco) minutos para discussão com especialista na área;

•             Especialistas nas áreas dos casos selecionados estarão presentes para discussão.

•             Todos os casos devem ter diagnóstico confirmado. Podem ser enviados vídeos e imagens, com autorização do paciente por escrito, a qual deve ser enviada juntamente com o caso.

•             Os casos serão apresentados oralmente, pelo primeiro autor, em slides no formato Power Point.

•             Os casos devem ser digitados em formato de Word, com fonte Arial 11, espaço entre linhas 1,5cm, justificado. Devem ser salvos em arquivo Word, contendo até 5 (cinco) laudas de texto e 1 lauda com imagens.

•             Enviar os anexos solicitados pelo menu “Meus Trabalhos”, tal qual uma submissão de trabalho científico, sendo que o título deve ser: Desafios em Neurologia - Casos Clínicos do XXIX Congresso Brasileiro de Neurologia –

•             Dúvidas entre em contato pelo Fale Conosco/HelpDesk.

 

PRAZO PARA ENVIO: (mesmo prazo de submissão de trabalhos).



Instruções para preparação de vídeos

  • Para forma de apresentação em vídeo dos casos:
  • O vídeo deverá ser anexado / enviado no momento da submissão do resumo. O vídeo deve ser formatado em qualquer um dos três formatos a seguir: MPEG2, MPEG4 (.mpg), Windows Média 9 (.wmv); ou Quick Time (.mov).  A forma (.avi) não será aceita.
  • IMPORTANTE: O vídeo não deve durar mais do que 5 minutos. Os vídeos com mais de 5 minutos serão rejeitados.
  • O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE e, após este envio, copiar (CTRL+C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL+V) no campo disponível em sua área restrita.
  • O vídeo deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.
  • O vídeo pode ter áudio próprio.


INSTRUÇÕES PARA INSERIR VÍDEO NO YOUTUBE

  • Passo 1: Acesse o site www.youtube.com
  • Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.
  • Passo 3: Faça login na sua conta.
  • Passo 4: Clique no botão "Enviar" (Upload) no topo da página. Ele fica perto da barra de busca, próximo ao botão "Pesquisar" (Browse).
  • Passo 5: Escolha um arquivo de vídeo. Clique em "Pesquisar" (Browse) para procurar o arquivo no seu computador.
  • Passo 6: Clique no botão "Enviar Vídeo" (Upload Video).
  • Passo 7: Insira os detalhes. A informação necessária inclui o título do vídeo, a descrição do vídeo, a categoria a qual o vídeo pertence e as suas tags.
  • Passo 8: Escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa.)

  • Passo 9: Nas Configurações Avançadas, você pode habilitar ou desabilitar os comentários e as respostas a vídeos.
  • Passo 10: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.

 



Instruções aos trabalhos aprovados - modalidade Apresentação Oral

Instruções aos trabalhos aprovados - MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL

Os 48 melhores trabalhos escolhidos pela comissão científica serão selecionados para apresentação oral. 

A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 08 minutos para exposição do trabalho e terá 02 minutos para discussão. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk/ Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.

Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor principal e previamente estipulados no programa científico do congresso.



Instruções aos trabalhos aprovados - modalidade Pôster Impresso

Instruções aos trabalhos aprovados - MODALIDADE PÔSTER IMPRESSO

• MEDIDAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA.

http://www.evecon.com.br/ccm/_repositorio/2753.jpg

1) Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, em dia e hora pré-determinados pela comissão julgadora.

2) Levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, não disponibilizaremos no local;

3) O número do painel está disponível em sua área restrita no Menu “Meus Trabalhos” - campo “Apresentação”. Este número é muito importante pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.

4) A Comissão Científica designará a Comissão Julgadora que visitará os trabalhos expostos, sendo necessária a presença de um dos autores no horário estipulado para a apresentação. Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.

5) Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.

6) A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento.

7) Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.

Tempo para apresentação do pôster: a definir.

Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho. Na ausência do apresentador, o trabalho aprovado poderá ser apresentado por um dos autores.



Cronograma de exposição dos Pôsteres

Em breve. Os autores também receberão as instruções específicas por e-mail.



Premiação

• Os 48 melhores trabalhos escolhidos pela comissão científica serão selecionados para apresentação oral.

• Os 10 melhores trabalhos receberão certificados de menção honrosa. Haverá premiação para o melhor trabalho científico, melhor trabalho de acadêmico, de médico residente e jovem pesquisador (até cinco anos após término da residência). Deverá ser anexado documento comprobatório caso desejar concorrer a premiação.



Publicação

Os anais do congresso serão publicados na Revista Arquivos de Neuro-Psiquiatria, em formato eletrônico – e serão disponibilizados no site do congresso.



Certificados

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso.
  • É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscritos, caso houver.

convidados internacionais
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Local do Evento

Serra Park

Localizado na cidade de Gramado / RS, em meio a um lindo parque com 460.000 m² de área e junto ao principal polo turístico do sul do Brasil, o Serra Park Centro de Feiras e Eventos possui ampla e moderna infraestrutura preparada para receber o seu evento.

Rua Henrique Belotto – Três Pinheiros - Gramado / RS - CEP 95670-000 - Fone: +55 (54) 3286.8800

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